segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Com vocês Daniel, o biólogo.


Daniel de Araujo Costa, é biólogo, tem 42 anos, há 14 anos mora no Porto da Lagoa. É um dos ativistas do movimento ciclovia na lagoa já e conta que desde o momento que conheceu a Rua Osni Ortiga deparou-se com o problema da falta de uma via pública segura para ciclistas e pedestres, e há 12 anos a ideia da ciclovia é difundida entre os moradores e poder público.No entanto, os resultados até hoje são esperados pela comunidade e Daniel conta que em 2007 chegou a desistir de andar de bicicleta em Floripa, mas voltou atrás, afinal ele considera o melhor e mais eficiente veiculo em áreas urbanas.

Sentindo-se inseguro, como a maioria dos transeuntes da região e depois de ser atingido duas vezes por veículos em alta velocidade, Daniel dedicou-se mais a luta. “Tornei-me, muito mais ativo na questão da Ciclovia, somente agora em 2009 com o Movimento Ciclovia na Lagoa Já que é um movimento da comunidade representado pelo Moura Ferro, Gilson e eu e nas Bicicletadas do segundo sábado de cada mês, que começou com o Passeio Ciclístico do dia 04 de abril” relata Daniel.

O amor pelo Porto da Lagoa reflete na dedicação que tem com o movimento, que visa um bem à todos os moradores da região. “ É uma localidade com identidade própria e com muitas histórias, já conversei com alguns moradores antigos que com muito mais propriedade poderiam relatar dezenas delas, inclusive dariam ingredientes para boas histórias da Ilha de Santa Catarina” conta Daniel. Para quem quiser conhecer mais sobre o movimento ciclovia na lagoa já, visite o blog movimentociclovianalagoaja.blogspot.com

E fica ai o recado do Daniel

Espero que com o Movimento Ciclovia na Lagoa Já a Comunidade do Porto da Lagoa (aliás, gostaria que toda Floripa) perceba que temos muito a fazer e que não podemos apenas reclamar e esperar que as coisas caiam do céu. Que cada cidadão cumpra seu papel com bom senso e honestidade, construindo uma sociedade justa, com a “tal” da Qualidade de Vida que tanto queremos.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Movimentos

Desde que cheguei no Porto da Lagoa, conheci o movimento Ciclovia na Lagoa Já. Um dos fatores é que eu já tinha uma ligação com a ABCciclovias em Blumenau, de onde eu vim. O que me cativa nessa luta é que vai ela vai além de valores materias que visam a implantação de ciclovias seguras, mas sim, a preocupação com os valores do ser humano, com o futuro do trânsito, etc... Outro porque eu gosto muito de andar de bicicleta e como ciclista também quero segurança e mais um fator é a divulgação que esse movimento tem nos estabelecimentos comerciais aqui da Lagoa.

Então, há mais ou menos dois meses, fiquei sabendo, através de panfletos, que aconteceria uma audiência pública na Ampola. De uma forma, consegui participar e foi lá que conheci uma figurinha carimbada, um dos caras que encabeça o movimento. E é essa figurinha que apresentarei aqui no blog, como o primeiro perfil do morador do Porto.

domingo, 23 de agosto de 2009

Novas do Porto

Onde estará o casal do pão? Alguém viu?

Para os que não conhecem, semanalmente passava pelas ruas do Porto da Lagoa, um jovem casal vendendo pães caseiros. Os pães eram uma delícia!

Encontrei-os há cerca de um mês, na lan house aqui do Porto e perguntei se não vendiam mais pão. Falaram que era por causa do frio. Pois agora!

O frio está indo embora, já está na hora de eles baterem em nossas portas novamente oferecendo as delícias de pães.


Você sabia?

Da coleta seletiva no Porto da Lagoa?
Então fique informado dos horários e dias:

Segundas -feiras às 08h: Coleta do Lixo Reciclável.

O que é lixo reciclável?
É todo material que após ser utilizado pode ser reutilizado para fabricação de novos produtos.Como por exemplo:

Vidro: pode ser vidro do azeite, dos alimentos como molhos e de alimentos em conserva, vinho, cerveja.
Plástico: sacolas, embalagens de pão e alimentos, potes de iogure, sorvete, e garrafas pets.
Papel: caixa de leite, jornal, caixa de ovo.

* Importante: para que não tenha mau cheiro e não crie fungos é melhor passar uma água nos potes que contém alimentos.
Entre outros materiais recicláveis podemos considerar o papelão, ferro, aço e alumínio.

Terças, Quintas e sábados até às 11h: Coleta de Lixo Orgânico.

Fique esperto.

Uma maneira simples de ajudar o Meio Ambiente.

Novidades

Caros leitores.

A partir de hoje, dia 23 de agosto, o blog da Comunidade da Lagoa, terá algumas sessões.

* Novas do Porto

Poderemos acompanhar com informações curtas, as novidades, curiosidades e acontecimentos do porto.

* Perfil do Morador

Onde toda semana algum morador do Porto da Lagoa será destaque aqui no blog.

Não dá pra perder, e as sessões iniciam HOJE.

Daqui a pouco.

domingo, 16 de agosto de 2009

Bingo no Porto




Quem passou em frente à Ampola esse domingo, viu a movimentação e com certeza foi conferir o que estava acontecendo.
Cerca de cinquenta moradores da comunidade do Porto da Lagoa participaram do bingo.
Prova e que atividades saudáveis e que geram relacionamentos em comunidade funcionam por aqui,
Vamos esperar pelo próximo evento.
Meu voto vai para um evento cultural ou uma pedalada em prol da ciclovia na Osni Ortiga, com direito a faixas e grande participação da comunidade.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Agenda

BINGO NO PORTO!!!!

Galeraaaa, vamos se antenar que no próximo domingo, dia 16 de agosto, às 14h30min vai acontecer na AMPOLA o BINGO promovido pela Capela do Porto.

Vamos prestigiar esse evento!!!

Encontro vocês lá.

O que: Bingo no Porto
Onde: Na sede da AMPOLA: Rua Laurindo Januário da Silveira atrás da Capela do Porto.
Quando: Domingo, dia 16 de agosto.
Horas: 14h30min
Valores não informados.

domingo, 9 de agosto de 2009

O que é ser um morador do Porto da Lagoa?


É estar em um lugar tranquilo. É ter árvores na rua, crianças brincando nas servidões, é ter tudo que há de bom por perto. É poder pegar a trilha das dunas (foto) e chegar no meio da praia da Joaca. É fazer parte da AMPOLA (Associação dos Moradores do Porto da Lagoa), é lutar pela implantação da ciclovia na Osni Ortiga, é ter a barraquinha da água de coco como referência, é separar o lixo reciclável e levá-lo até a Rua Laurindo Januário da Silveira, no domingo à noite, ou na segunda demanhã cedinho. É torcer para ter jogo todos os finais de semana no Palmeirinhas . É poder ver a beleza da natureza todos os dias e agradecer pelo que ainda está preservado, é sentir que a magia aqui, está realmente no ar.