Daniel de Araujo Costa, é biólogo, tem 42 anos, há 14 anos mora no Porto da Lagoa. É um dos ativistas do movimento ciclovia na lagoa já e conta que desde o momento que conheceu a Rua Osni Ortiga deparou-se com o problema da falta de uma via pública segura para ciclistas e pedestres, e há 12 anos a ideia da ciclovia é difundida entre os moradores e poder público.No entanto, os resultados até hoje são esperados pela comunidade e Daniel conta que em 2007 chegou a desistir de andar de bicicleta em Floripa, mas voltou atrás, afinal ele considera o melhor e mais eficiente veiculo em áreas urbanas.
Sentindo-se inseguro, como a maioria dos transeuntes da região e depois de ser atingido duas vezes por veículos em alta velocidade, Daniel dedicou-se mais a luta. “Tornei-me, muito mais ativo na questão da Ciclovia, somente agora em 2009 com o Movimento Ciclovia na Lagoa Já que é um movimento da comunidade representado pelo Moura Ferro, Gilson e eu e nas Bicicletadas do segundo sábado de cada mês, que começou com o Passeio Ciclístico do dia 04 de abril” relata Daniel.
O amor pelo Porto da Lagoa reflete na dedicação que tem com o movimento, que visa um bem à todos os moradores da região. “ É uma localidade com identidade própria e com muitas histórias, já conversei com alguns moradores antigos que com muito mais propriedade poderiam relatar dezenas delas, inclusive dariam ingredientes para boas histórias da Ilha de Santa Catarina” conta Daniel. Para quem quiser conhecer mais sobre o movimento ciclovia na lagoa já, visite o blog movimentociclovianalagoaja.blogspot.com
E fica ai o recado do Daniel
Espero que com o Movimento Ciclovia na Lagoa Já a Comunidade do Porto da Lagoa (aliás, gostaria que toda Floripa) perceba que temos muito a fazer e que não podemos apenas reclamar e esperar que as coisas caiam do céu. Que cada cidadão cumpra seu papel com bom senso e honestidade, construindo uma sociedade justa, com a “tal” da Qualidade de Vida que tanto queremos.